segunda-feira, 19 de março de 2007

Resumo do capítulo 1 - Geração, seleção e teste de idéias para eventos

O mercado vem sofrendo rápidas mudanças e para as empresas se manterem neste mercado é preciso que elas inovem suas idéias e se tornem um diferencial para a concorrência. Na área de eventos é preciso criar projetos inovadores a partir de idéias criativas.
A identificação da melhor idéia deve passar pro três etapas: geração, seleção e teste.
Os profissionais e as empresas do setor de eventos devem gera diversas idéias para que dentro dessas surja a melhor idéia. Para a geração dessas idéias são utilizadas algumas fontes, como por exemplo a observação, auto-análise, leituras, brainstorming, network. Essas fontes podem ser classificadas como internas e externas à empresa.


As fontes internas são originadas dentro da própria empresa, e podem surgir a partira da equipe de vendas, da equipe de suporte e atendimento, das caixas de sugestões e de pesquisas internas. Segundo Kotler e Armstrong (2003), citado por GIACAGLIA (2006), cerca de 45% das idéias de produtos novos surgem dentro da empresa.
As fontes externas podem ser buscadas através dos clientes, fornecedores e praceiros de negócios, na concorrência, em outros eventos e em outras fontes.
Na fase de seleção de idéias é preciso escolher a melhor idéia de acordo com os critérios estabelecidos.
GIACAGLIA (2006) define dois critérios que podem auxiliar na seleção de idéias, ressaltando que a decisão final é tomado pelos executivos. Esses critérios são: demanda (considera aspectos externos à empresa) e competência interna. Quando a demanda e a competência interna são altas há maiores chances da idéias prosseguirem no processo de seleção, quando a demanda é alta e a competência interna é baixa tem-se a necessidade de altos investimentos, quando a demanda é baixa e a competência interna é alta nota-se uma restrição da demanda e quando tanto a demanda quanto a competência interna são baixas as chances das idéias seguirem no processo de seleção são muito menores.
Após ser selecionada a idéia é necessário que ela seja testada para verificar o grau de inovação da mesma e como o público-alvo irá aceitá-la.
O próximo passo depois da idéia ter sido gerada, selecionada e testada consiste na estruturação da mesma.


GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e capitar recursos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. Cap 1. p. 1-10.

Nenhum comentário: