
O conceito do evento resulta da definição do tema central, missão e objetivos.
O tema central pode ser, muitas vezes, o próprio título do evento ou sua descrição mais aprofundada. A escolha do título do evento deve ser muito bem pensada, pois o sucesso ou o fracasso do mesmo se relaciona diretamente ao seu título.
A missão de um evento deve ser capaz de transmitir o principal conceito do evento, seu propósito e sua contribuição para o mercado.
Os objetivos do evento originam-se, a partir, da missão. São divididos entre objetivo principal e objetivos secundários.
O objetivo principal apresenta o principal propósito do evento: o relacionamento, a divulgação da marca ou a execução de negócios e vendas.
Os objetivos secundários relacionam-se aos demais objetivos dos patrocinadores que serão atendidos de maneira secundária.
A definição do público-alvo precisa estar de acordo com os objetivos do evento. Significa decidir quais empresas ou pessoas, de quais segmentos, regiões geográficas e perfis serão convidadas a participar do evento.
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O promotor de evento deve definir, primeiramente se o público-alvo será composto por pessoas físicas ou jurídicas.
O formato do evento é composto por data, local, atividades e programa.
A escolha da data deve seguir alguns critérios: pesquisar datas comemorativas; pesquisar eventos concorrentes; considerar dias da semana mais apropriados; considerar datas de fechamento de vendas e sazonalidade.
Para definir o local do evento, o promotor deve considerar se o local combina com o foco do evento, se possui infra-estrutura necessária e se condiz com o orçamento disponível.
As atividades variam de acordo com o objetivo do evento. Essas atividades podem ser: palestras, reuniões, ações sociais, culturais e de entretenimento, estandes para exposição e vendas, entre outros.
De acordo com as atividades do evento, realiza-se um programa geral que define seus horários, durações e conteúdo.
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GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. cap. 2. p. 11-35.

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