Dona Lucinha (2000) diz que pode-se perceber dois tipos de cozinha em Minas: a cozinha da fazenda e a dos tropeiros.
“ A cozinha que se faz nas fazendas é molhada, o angu e a couve são entremeios certos e necessários já que as carnes são geralmente refogadas e servidas com suculentos caldos; a verdura é farta, pois, não se concebe uma fazenda sem horta nestas Minas Gerais. Nas fazendas tinha-se tudo à mão e podia-se ter diariamente verduras e legumes frescos, tudo sempre picado na hora de refogar para não perder o suco e manter suas cores fortes o que apura o paladar e encanta os olhos.”(DONA LUCINHA, 2000).
Já a cozinha dos tropeiros ”era seca, a farinha era "matutagem" de primeira necessidade dentro dos seus embornais. Em uma palavra a cozinha dos tropeiros era ambulante. Ela levava consigo só o que não era perecível. Assim, seu cardápio era composto de carnes conservadas em gordura ou no sal, feijão tropeiro, brotos nativos encontrados a cada parada.Tudo feito para cumprir seu destino: o de seguir viagem...”(DONA LUCINHA,2000).
E muitos são os pratos apreciados como o frango com quiabo, feijão tropeiro, pão de queijo, frango ao molho pardo, esses são alguns exemplos dos muitos existentes, que fa
z com que Minas tenha sua singularidade na cozinha.Com isso percebe-se culinária mineira é muito rica, pois é diversa.E são combinações que faz com a mesma seja apreciada não só pelos mineiros como também pelos turistas que visitam o estado.
Fontes: http://www.brasilviagem.com/materia/?CodMateria=36&CodPagina=121
http://www.donalucinha.com.br

2 comentários:
Gostei muito' o texto a mais resumida e objetiva que achei
muitoo bom'
Postar um comentário